- Área: 6181 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Tianpei Zeng
-
Fabricantes: 德国诺塞尔NOSIL, 想天照明SANTAN
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Pingdi Liulian faz parte do Programa Modelo de Economia de Energia e Redução de Carbono "Five Ones" no Distrito de Longgang, China. O design avançado, em colaboração com a Jianxue Design e a CSCEC, combina tecnologias de economia de energia e redução de carbono para concluir a renovação da primeira escola básica de Shenzhen com energia quase zero utilizando a renovação de um prédio existente.
Construir um campus seguro, conveniente, confortável e natural. Após dezenas de anos, não é mais possível atender aos requisitos atuais das atividades escolares. Nos últimos anos, Shenzhen está empenhada em explorar o caminho da construção "quase neutra em carbono" promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e de baixo carbono, ajudando Shenzhen a se tornar um modelo de demonstração que alcança o pico de carbono neutro. Antes da renovação, o prédio da escola, as salas de aula, o átrio, o jardim e outros espaços careciam de interação, além dos problemas como instalações e equipamentos antigos, mistura de pessoas e veículos e uso insuficiente do espaço. Esperamos plantar as sementes verdes nas mentes dos alunos por meio da integração do conceito zero carbono no futuro. O campus renovado se tornará um lugar educacional, confortável e ambientalmente amigável para estudar e viver, fornecendo aos alunos melhores recursos educacionais e experiências de aprendizado. A simplória imagem externa da entrada e a organização caótica do tráfego estão sujeitas a problemas de segurança e mobilidade. Os jardins para sequestro de carbono carecem de envolvimento instrucional diário, e professores e alunos carecem de espaço de qualidade para atividades recreativas.
O objetivo desta renovação é exatamente resolver os problemas de segurança e utilização do espaço, atualizando o campus para que atenda aos requisitos do novo currículo. Além da integração de aprendizado e educação baseados em valores, os alunos serão incentivados a participar de atividades abrangentes de ensino, como aprendizado temático interdisciplinar baseado em projetos e tarefas. O campus foi transformado pela renovação das entradas, ativação de corredores e abertura de espaços. O projeto também gerencia de forma inteligente os terrenos propensos a incidentes para garantir a segurança dos funcionários por meio da segregação de pedestres e veículos.
Uma linha de ensino de baixo carbono, sustentável e inteligente. A construção de um campus verde e de baixo carbono é um projeto sistemático completo, que inclui não apenas a construção de ambientes, mas também a economia de energia e preocupação ambiental da tecnologia, materiais e equipamentos usados no campus. O projeto está intimamente ligado aos materiais e equipamentos verdes da CSCEC, e foi organizada uma linha de ensino de baixo carbono, sustentável e inteligente para o campus. A renovação utiliza mais estruturas de aço e maximiza os métodos de construção modular e pré-fabricados, o que reduz o tempo de construção, o consumo de energia e o impacto no ensino e aprendizado durante o processo de construção.
Caixa verde + Jardim de sequestro de carbono: A "Caixa Verde" montada em estrutura de aço não apenas carrega a função de demonstração de carbono zero do campus, mas também fornece geração de energia fotovoltaica, detectando dados de consumo de energia. O Jardim de Sequestro de Carbono é composto por vários módulos de plantas com alto valor de sequestro de carbono. No futuro, o jardim será adotado por turmas e se tornará uma ferramenta para as atividades com os alunos, aumentando sua interação íntima com o meio ambiente natural. Neste jardim, tecnologias verdes como geradores de energia interativos, sistemas de captação de água da chuva e dispositivos de armazenamento e fornecimento fotovoltaico foram incorporados aos módulos verdes, que servirão como um nó importante para expandir o espaço de ensino e comunicação do campus.
Cubo de energia: Ao lado do jardim há outro "Cubo de Energia" que integra geração de energia fotovoltaica, armazenamento, distribuição e consumo flexível de energia - uma caixa inteligente abrangente pesquisada e desenvolvida independentemente pela CSCEC. É o centro de controle de energia de todo o campus, capaz de equilibrar e regular a geração de energia fotovoltaica, além do armazenamento e consumo de energia do prédio. Ao fornecer eletricidade eficiente, estável e flexível para o campus com consumo de energia quase zero, também pode fornecer para a cidade, desempenhando um papel importante na mitigação da pressão do consumo de energia urbana.
Edifício demonstrativo de energia quase zero: seleciona novos materiais, como lã de rocha isolante de alta eficiência, vidro duplo de baixa emissividade e modelagem de sombra horizontal para atualizar o sistema de fechamento, reduzir o consumo de energia e melhorar significativamente o conforto térmico interno.
Livraria da Sabedoria: A renovação das bibliotecas e salas de aula faz uso de equipamentos em corrente contínua e sistemas inteligentes de IA para reduzir o consumo de energia. Na transformação de todo o campus, a aplicação do "cérebro inteligente" é indispensável. Por meio de sensores e dispositivos de medição, é realizado o monitoramento em tempo real, categorizado e detalhado do consumo de energia do campus e a compreensão das emissões de carbono, o que capacita a escola a visualizar, otimizar e gerenciar dados sobre a capacidade de produção.
Ativação do Campus Carbono Zero. Após a conclusão da renovação do Campus Inteligente da Escola Liu Lian, é possível economizar 28.000 kWh de eletricidade anualmente, reduzir 13 toneladas de emissões de CO₂, o que equivale ao plantio de 3.250 árvores; Todo o campus faz uso total dos recursos fotovoltaicos para aumentar constantemente a geração de energia em 5% -30%, com uma geração anual de 145.000 kWh para o prédio, aumentando a taxa de utilização de energia renovável em 53,77% e basicamente alcançando a autossuficiência no consumo de energia.